Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

OPA! Uma Alegre Revelação – Junko Koshino e Go Yayanagi

Essa foi uma exposição em que fui sem grandes expectativas, já que tinha perdido sua abertura, mas qual não foi minha surpresa ao ficar extasiado.

Uma mostra vibrante, alegre, cheia de cores. Um colírio para esta secura que impera no universo das artes plásticas.

De dois artistas largamente premiados e de diferentes suportes; ela designer de estampas e criadora de moda e ele um grande pintor, nos apresentam parte das artes japonesas contemporânea. Seu interesse comum é a admiração pelo Brasil.

A distribuição da exposição pelos salões do sub-solo do Instituto Tomie Ohtake, se é que podemos chamar assim aquela jóia da arquitetura brasileira, é outro item de destaque, pois faz com que aproveitemos plenamente toda  a exuberância do evento.



Same Dream, Same Destination - Ryuichi Sakamoto


As quatro primeiras fotos são de Ana Lúcia Fortes de Oliveira e as demais, junto com o press-release fornecidas pela assessoria de imprensa do Instituto Tomie Ohtake.











INSTITUTO TOMIE OHTAKE

APRESENTA

OPA! Uma Alegre Revelação – Junko Koshino  e Go Yayanagi

Abertura: 22 de janeiro, às 20h – até 16 de março de 2014

O Instituto Tomie Ohtake, o único espaço no país especialmente projetado para promover as artes plásticas, o design e a arquitetura, interessou-se, sobretudo, em trazer esta mostra ao Brasil pela sua característica rara de demonstrar como o design de roupa se apropria diretamente das artes plásticas. Nesta parceria a estilista Junko Koshino trabalha com obras de Go Yayanagi realizadas pelo artista sem a intenção de pertencer a qualquer outro estatuto que não o da arte.      
A exposição organizada pela Gallery+BTAP de Tóquio e Dô Cultural de São Paulo, reúne peças de vestuário, tecidos de seda com estampa, telas e desenhos. Os dois artistas de áreas diferentes têm em comum grande interesse pelo Brasil. Go Yayanagi, morou no país na década de 50, em 1957, realizou individual no MAM-SP , cujo acervo conta com sua obra. Segundo o artista, a luminosidade das cores de seu trabalho se deve a influências que colheu de sua juventude no Brasil. Já a estilista Junko Koshino usa a moda “para derrubar fronteiras” e, com esta exposição, pretende encurtar a distância geográfica entre os dois países.
Além dos trabalhos da dupla, a mostra traz uma contribuição coletiva: crianças japonesas e brasileiras que residem no Japão foram convidadas a participar do projeto “Arte Caracol”. Nesta ação, cartolinas cortadas em forma de caracol foram distribuídas para as crianças, que puderam desenhar livremente sobre elas, representando a amizade entre os dois países. O trabalho também buscou apaziguar as dificuldades que as crianças enfrentaram para recuperar a rotina rompida pelo terremoto e tsunami que abalou o leste japonês em 2011.
Sobre Junko Koshino
Junko Koshino nasceu em Osaka. É um dos nomes mais respeitados da moda japonesa contemporânea. Estudou na conceituada Bunka Fashion College.  Com 19 anos, tornou-se a mais nova ganhadora do So-en, um importante prêmio para designers emergentes. Depois da graduação, mostrou seu trabalho pela primeira vez em 1978, na Paris Fashion Week. Desde então, tem exibido suas coleções em várias cidades e países ao redor do mundo. Seus projetos notáveis são “Antipole Joint Exhibition”, no qual colaborou com o escultor francês César, com o arquiteto Paul Andrew e com o designer e arquiteto Jean-Michel Wilmotte; participou da exposição “WILD: Fashion Untamed”(Metropolitan Museum of Art, 2004) e do “Illusion of Asia” (National Modern Art Museum, Tóquio, 2006). Organizou a abertura da cerimônia e do desfile principal do “Japan Festival” (Washington DC, 2008). Paralela à sua atividade como designer de moda e produtora de exposições, ela tem empenhado esforços para promover projetos de intercâmbio cultural entre vários países. Esses esforços foram reconhecidos em 2006, quando foi premiada com a Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana, outorgada pelo governo Italiano. Já em 2008, foi nomeada Embaixadora do Programa Yokoso Japan, pelo Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo, pela sua contribuição para a promoção do turismo para o Japão. Koshino sempre foi fascinada pela cultura da América Central e América do Sul. Foi a primeira designer de moda estrangeira a realizar um desfile de moda em Cuba. Em 2011, o Governo Cubano reconheceu suas atividades, concedendo-lhe a Ordem da Amizade. 
Sobre Go Yayanagi
Go Yayanagi nasceu em Obihiro, Hokkaido, em 1933. Após concluir a graduação no Obihiro Agricultural High School, em 1951, viajou para São Paulo, onde, em 1957, realizou uma exposição individual de seu trabalho no Museu da Arte Moderna. Desde então, Yayanagi tem mostrado seu trabalho ativamente em vários países, viajando extensivamente ao redor do mundo. Em 1965, mudou-se para Paris e estudou gravura em cobre por três anos com o mestre inglês S.W. Hayter. Yayanagi tem apresentado seu trabalho em diversas exposições, tanto no Japão quanto em outros países. Foi selecionado para representar o Japão na 11ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1971. No Japão, teve seu trabablho reconhecido pela exposição “Distant Cosmology: 40 Years of Go Yayanagi," realizada no Museu de Arte Hokkaido, em Obihiro, em 1992. Trabalhando em diversas áreas incluindo pintura a óleo, gravuras, murais em edifícios públicos e design, Yayanagi continua produzindo trabalhos apreciados no mundo todo. Sua experiência de viver em territórios com amplos horizontes e na selva amazônica constitui a referência para seu estilo, que dinamicamente apresenta o reino animal, a natureza e o homem em uma única composição. Seus trabalhos fazem parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP).
Serviço:
Exposição: OPA! Uma Alegre Revelação – Junko Koshino  e Go Yayanagi
Abertura: 22 de janeiro, às 20h
Até: 16 de março de 2014, terça a domingo, das 11h às 20h
Patrocínio: Itochu Corporation | Toyota |Ajinomoto Co., Inc./ Ajinomoto do Brasil Indústria e Comércio de Alimentos Ltda.| Kikkoman | Turquish Airlines | Blue Tree Hotels&Resort
Apoio: Embaixada do Brasil em Tóquio | Consulado Geral do Japão em São Paulo | Japan Foundation



Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés) - Pinheiros SP 
Fone: 11 2245 1900

Informações à Imprensa
Marcy Junqueira – Pool de Comunicação
Contato: Martim Pelisson
Fone: 11 3032 1599 Fax: 11 3814 7000

2 comentários:

  1. Macário, assim como você, saí da exposição feliz. As lindas cores combinadas em desenhos gráficos de extremo bom gosto foram um colírio para os olhos. Ver as estampas nos quimonos de seda, bem como projetadas num boneco inflado de seda branca ou em véus finíssimos pendurados no teto, foi uma experiência muito agradável e marcante. Valeu a pena. O prédio é belíssimo também e ajuda a compor o cenário moderno e ao mesmo tempo discreto para que a arte sobressaia. Adorei. Obrigada por usar minhas fotos! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Lúcia, eu é que tenho que agradecer as lindas fotos que você me cedeu.
      Elas valorizaram em muito este post.
      Bjs.

      Excluir