Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Paulo Von Poser - Imagens da Cidade de São Paulo

Belíssima exposição do artista contemporâneo paulistano Paulo Von Poser, que demonstra o amor por sua cidade através de esplêndidos trabalhos, feitos em diferentes técnicas que mostram distintas paisagens da São Paulo metropolitana.

Sua sensibilidade e delicadeza na execução dos trabalhos, provocam no observador uma certa ternura em relação à cidade, pois revelam nuances e particularidades quase sempre escondidas nesta selva de pedra.

No magnífico hall de entrada do prédio da BM&F, seu centro cultural sempre nos traz mostras de temáticas relacionadas a São Paulo, pena que seus horários de funcionamento não brindem os fins de semana, quando grande parte da população poderia usufruir plenamente destas belezas.

Para acompanhar o comentário escolhi a música Guerrilheiros de Vila Buarque do Grupo Beijo do Coral Universitário da USP, também considerado como da vanguarda da música paulista.




Guerrilheiros de Vila Buarque - Grupo Beijo

Abaixo das imagens fornecidas pela assessoria de imprensa da BM&F BOVESPA, o "press-release" dos curadores.










Espaço Cultural BM&FBOVESPA recebe Paulo von Poser

Exposição em cartaz a partir do dia 20/01 conta com obras inéditas e revela a paixão do artista pelas rosas e pelo centro de São Paulo em transformação

São Paulo, 11 de janeiro de 2011 – O Espaço Cultural BM&FBOVESPA abre seu calendário de exposições para 2011 com uma homenagem aos 457 anos da cidade de São Paulo. A partir de 20/01, o espaço exibe a exposição “Paulo von Poser na BM&FBOVESPA – Imagens da cidade de São Paulo”, que traz 28 obras, dentre serigrafias, fotografias, gravuras e pinturas do artista, que fez de sua paixão pela cidade – e pelas rosas – característica marcante em seu trabalho. O coquetel de lançamento da exposição ocorre em 19/01 para convidados. A mostra fica em cartaz para visitação pública até 08/04.

Com curadoria de Celso Fioravante, a exposição conta com obras inéditas, criadas pelo artista especialmente para a ocasião: são sete gravuras em metal da série Retratos da Cidade (2010), produzidas do alto do Edifício Martinelli. A exposição também traz a obra Dois Centros (2007), apresentada pela primeira vez ao público. Arquiteto e professor de desenho, formado pela FAU (Faculdade de Arquitetura de Urbanismo da USP), Paulo von Poser emprega traços rápidos e expressivos para registrar uma iconografia poética da cidade e estimular os transeuntes terem um novo olhar para estes espaços em transformação.

Em seus 25 anos de carreira, o artista produziu registros do Vale do Anhangabaú, Teatro Municipal, Viaduto do Chá, Largo São Francisco, Praça do Patriarca, entre outros, que podem ser vistos no Espaço Cultural BM&FBOVESPA. As rosas marcam sua presença em pinturas, gravuras e serigrafias – ora predominantes, ora fazendo contraste com os registros do concreto espaço urbano.

Os visitantes poderão conferir as imagens em obras como Guarani no Anhangabaú (Projeto da Lina – 2003/2004), Largo São Francisco e Arcadas (2009), Mapa na Palma da Mão (2010), Vista do Terraço do Hotel Othon (2004/2010), Patriarca (2004) e Rosa Urbana (2010).

A exposição Paulo von Poser na BM&FBOVESPA – Imagens da cidade de São Paulo conta ainda com um vídeo sobre o “roteiro do cobre”, que documenta o passo a passo de uma de suas gravuras, desde o momento da compra da chapa até o revelar da imagem em papel. No livro de visitas, o público será convidado a também passar pela experiência e assinar em uma placa de cobre usando uma ponta seca, instrumento de trabalho do artista.

Sobre Paulo von Poser

Paulo von Poser é, em suas palavras, o “primeiro neto paulista de família gaúcha” e recebeu o nome em homenagem à cidade, que se tornou sua paixão. Formou-se em arquitetura pela FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP) em 1982, onde lecionou. Também foi professor no Centro Universitário Belas Artes, na FAAP, na Escola da Cidade, Casa do Saber e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, onde leciona atualmente. As rosas passaram a figurar suas obras a partir de 1989, quando seus desenhos apareceram no calendário do Museu de Arte Contemporânea. A partir de então, ele as reproduziu com diversas técnicas e em diferentes materiais, inclusive em corpos de modelos e sandálias. No final do ano passado (novembro), o artista lançou o livro “A Cidade e a Rosa” (Luste Editores), abordando esses dois temas.

Para fazer o download da galeria de imagens, clique nos links abaixo.

http://www2.bmf.com.br/downloadmidia/Exposicao_01.zip

http://www2.bmf.com.br/downloadmidia/Exposicao_02.zip

http://www2.bmf.com.br/downloadmidia/Exposicao_03.zip

http://www2.bmf.com.br/downloadmidia/Exposicao_04.zip

http://www2.bmf.com.br/downloadmidia/Exposicao_05.zip

http://www2.bmf.com.br/downloadmidia/Exposicao_06.zip

http://www2.bmf.com.br/downloadmidia/Exposicao_07.zip

Serviço

Paulo von Poser na BM&FBOVESPA – Imagens da cidade de São Paulo

Espaço Cultural BM&FBOVESPA

Praça Antonio Prado, 48, Centro de São Paulo

(próximo à estação São Bento do Metrô)

Visitação

Até 08/04/2011

De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

(Visitação monitorada até 17h)

Telefone: (11) 2565-6826

E-mail: visite@bvmf.com.br

Entrada franca

Sala de exposições com ar-condicionado e acesso para deficientes físicos

Sobre o Espaço Cultural BM&FBOVESPA

O Espaço Cultural consolida-se como centro de divulgação de arte aberto às várias tendências e escolas. Proporciona aos visitantes a oportunidade de apreciar obras de renomados artistas plásticos e mostras de cunho histórico. Inaugurado em janeiro de 2002, o Espaço Cultural BM&FBOVESPA já recebeu obras de artistas como Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Benedito Calixto, Sacilotto e Barsotti, Waldomiro de Deus, Rubens Gerchman, dentre outros.

Para mais informações, acesse: http://www.bmf.com.br/portal/pages/cultural/index.asp

BM&FBOVESPA S.A

Diretoria de Comunicação

Gerência de Imprensa

Tel: 55 11 2565-7271 / 7313 / 7764

www.bmfbovespa.com.br/imprensa

4 comentários:

  1. Oi, Macário! Gosto muito dessas suas postagens, informam e me levam a decobrir que faço coisas tão semelhantes, guardando as devidas medidas, a outros criadores. Adoro rosas, flores, galhos e folhas em meus trabalhos. Tenho até uma poesia, flores mortas, uma justificativa da minha falta de interesse por animais domésticos como gato e cachorro. Prefiro as flores mortas nos tecidos. Desde menina elas me perseguem. Lindos os trabalhos de Paulo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo,

    deve ser maravilhoso apreciar de perto!

    Betha

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez, parabéns pela divulgação. Dá pra ver que é feita com gosto. E o trabalho merece!

    ResponderExcluir
  4. Querido Macário estou completamente sem tempo para a Net esses dias. Desculpe não poder comentar como vc merece. Se eu não conheço a obra, gosto de dar uma pesquisada antes de atirar pra tudo que é lado, rsss.

    Amor sempre

    ResponderExcluir